domingo, março 26, 2006

Prémio Goethe 2006 atribuído a Vera San Payo de Lemos

A dramaturgista e tradutora Vera San Payo de Lemos foi agraciada no passado dia 22 com o Prémio Goethe 2006 - Goethe Medaille - pelo trabalho que desenvolveu ao nível da promoção do diálogo intercultural entre Portugal e a Alemanha.
Este prémio foi instituído em 1954 e é atribuído no dia da morte de Goethe, representando a condecoração oficial da República Federal Alemã.
Vera San Payo de Lemos contribuiu fortemente para a divulgação de autores de expressão alemã em Portugal no domínio da dramaturgia (Tankred Dorst, Bertolt Brecht, Werner Schwab), salientando-se a estreita ligação ao Teatro Aberto. É docente na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Algumas palavras da Associação Portuguesa de Críticos de Teatro a respeito desta conceituada dramaturgista e tradutora, aquando da atribuição do Prémio Crítica, em 2003:

"A sua experiência tradutória e dramatúrgica tem sido acompanhada por um não menos expressivo trabalho de investigação e de docência ao qual tem acrescentado, ainda, alguma valiosa reflexão sobre a importância e as particularidades da tradução para teatro e a responsabilidade pela elaboração dos programas que acompanham os espectáculos em que colabora."

Para mais informações:
Sociedade Portuguesa de Autores
Instituto Goethe (notícia em Alemão)